Economia

Gastos de brasileiros no exterior chegam a US$ 22 bilhões, informa OMT

Os brasileiros passaram da 29ª para a 12ª posição nos gastos com turismo no exterior

Agência France-Presse
postado em 04/04/2013 20:41
China se tornou em 2012 o primeiro país em termos de gastos de turistas no exterior

Os gastos dos turistas brasileiros cresceram em 2012. As compras feitas no exterior somaram US$ 22 bilhões, fazendo o país saltar da 29; para a 12; posição, informou nesta quinta-feira a Organização Mundial de Turismo (OMT).

"Os gastos com o turismo internacional destes viajantes praticamente se multiplicaram por oito desde o ano 2000, impulsionados pela valorização da moeda chinesa, e atingiu o recorde de 102 bilhões de dólares em 2012, um aumento de 40% em relação a 2011", explicou a organização.

A China se tornou em 2012 o primeiro país em termos de gastos de turistas no exterior, com um valor total de 102 bilhões de dólares, recorde alcançado graças ao aumento da renda e a maior flexibilidade para a saída do país,

O número de viajantes chineses para o exterior passou de 10 milhões em 2000 para 83 milhões em 2012, destaca a OMT, com sede em Madri.


"Durante a última década, o crescimento da China como mercado gerador de turistas foi e ainda é o mais rápido do mundo", graças a "uma rápida urbanização, ao aumento da renda e à maior flexibilidade das leis sobre viagens ao exterior", destaca a OMT.

Assim, em 2012 a China se converteu "no país do planeta com maior gasto em turismo internacional", superando Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, França e Grã-Bretanha.

Já os brasileiros passaram da 29; para a 12; posição nos gastos com turismo no exterior, com um valor de 22 bilhões de dólares, mas entre os emergentes é a Rússia que lidera, passando da sétima para a quinta posição, com 43 bilhões de dólares.

"O impressionante incremento dos gastos com turismo de chineses e russos reflete a entrada no mercado de uma classe média mais forte nestes países, o que certamente continuará mudando o panorama do turismo mundial", estimou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

O número de turistas no mundo superou pela primeira vez em 2012 a barreira de 1 bilhão, em alta de 4% em relação a 2011, apesar do contexto de "instabilidade econômica", destaca a OMT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação