Economia

China anula reunião financeira importante com Japão e Coreia do Sul

Os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos três países se reúnem normalmente uma vez por ano durante o encontro da Associação de Nações do Sudeste Asiático

postado em 26/04/2013 09:41
Tóquio - A China anulou uma importante reunião com o Japão e a Coreia do Sul que aconteceria em 3 de maio na Índia, anunciou o ministério japonês das Finanças, em um clima de crescente tensão regional. "A China nos informou que o encontro à margem da reunião do Banco Asiático de Desenvolvimento em Nova Délhi não acontecerá", afirmou à AFP uma fonte do ministério.



Os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos três países se reúnem normalmente uma vez por ano durante o encontro da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático). A China alegou que anulou o encontro de maio "porque não há nenhum tema que precise ser discutido ou coordenado entre os três países", segundo a fonte.

Segundo o canal público japonês NHK e o jornal Asahi, a decisão foi tomada em represália pela visita, na terça-feira, de quase 170 parlamentares japoneses ao santuário de Yasukuni, em Tóquio, considerado por Pequim e Seul um símbolo do militarismo imperial japonês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação