Economia

Cuba e Brasil querem fortalecer parceria econômica, diz jornal cubano

O Brasil é o sexto maior parceiro comercial de Cuba, o primeiro fornecedor de alimentos, e um dos grandes destinatários de medicamentos e vacinas cubanas

Agência France-Presse
postado em 07/05/2013 12:29
Havana - O presidente cubano Raul Castro e o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, se reuniram em Havana para fortalecer as relações entre os dois países, indicou nesta terça-feira (7/5) o jornal Granma. Raul Castro e Pimentel conversaram "sobre o excelente estado das relações bilaterais e reafirmaram a vontade de continuar a fortalecer-las", indicou o jornal.

A visita de Pimentel à Cuba coincide com a visita ao Brasil do ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, que na segunda-feira (6/5) se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e o colega Antonio Patriota, segundo a imprensa. Patriota e Rodriguez analisaram a possível contratação de cerca de 6 mil médicos cubanos para trabalhar em áreas que carecem de atenção sanitária no Brasil, em um acordo que envolve a Organização Pan-Americana da Saúde.



[SAIBAMAIS]A exportação de serviços médicos é o motor da economia cubana. Cerca de 40 mil médicos trabalham na Venezuela e em outros países, por cujos serviços a ilha recebe 6 bilhões de dólares anualmente. O Brasil é o sexto maior parceiro comercial de Cuba, o primeiro fornecedor de alimentos, e um dos grandes destinatários de medicamentos e vacinas cubanas. O comércio bilateral atingiu o recorde de 662 milhões de dólares em 2012.

O investimento brasileiro em Cuba está em ascensão. A gigante Odebrecht tem ampliado e modernizado o porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana, um projeto de cerca de 1 bilhão de dólares, dos quais 600 milhões de um crédito de Brasília.

Uma subsidiária da Odebrecht assinou em novembro um contrato com o grupo estatal Azcuba para administrar uma usina de açúcar, o primeiro acordo do gênero assinado por mais de meio século. Por sua vez, a empresa de fabricação de cigarros Brascuba completou em abril 18 anos, com um crescimento sustentado pelas vendas e marcas em oferta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação