Economia

Icahn e Southeastern se aliam para evitar a saída da Dell da bolsa

A Dell anunciou em fevereiro o projeto de compra por seu fundador e pelo grupo Silver Lake por um valor estimado de 24,4 bilhões de dólares

Agência France-Presse
postado em 10/05/2013 15:10
NOVA YORK - O investidor Carl Icahn e o fundo Southeastern Asset Management, ambos acionistas da Dell e detentores de cerca de 13% do capital, decidiram se aliar para tentar impedir o projeto do grupo de informática de sair da bolsa, segundo documento divulgado nesta sexta-feira (10/5).

Ao invés da aquisição de todo o grupo por parte de seu presidente e fundador Michael Dell, com a ajuda do fundo Silver Lake, Icahn e Southeast buscam que sejam pagos aos acionistas 12 dólares com fundos de Dell e da nova dívida, e que, além disso, mantenham sua participação no capital.

Em fevereiro, a Dell anunciou o projeto de compra por seu fundador e pelo grupo Silver Lake por um valor estimado de 24,4 bilhões de dólares, em uma transação que retiraria as ações do mercado.



As ações que não estavam nas mãos da Dell, que possui 14% do grupo, seriam recompradas por 13,65 dólares cada uma segundo este plano. Em um carta enviada aos acionistas e às autoridades reguladoras, Icahn não mencionou o valor de sua oferta, mas disse que "é superior à transação privada em curso".

Em uma linguagem dura, pouco frequente, o documento qualificou o plano de compra de Dell como um "grande presente" e um "insulto à inteligência dos acionistas".

"Não é necessário um matemático para entender que 12 dólares e uma participação no capital (...) é superior a apenas 13,65 dólares", acrescentou.

Ao ser consultada sobre a oferta, a Dell respondeu por e-mail que "o comitê especial da junta da Dell está revisando os materiais de Southeastern Asset Management e comentará no devido tempo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação