Economia

Desaceleração da economia gera desconfiança e esfria PIB latino

Desaceleração afasta investidores e compromete a retomada do crescimento de toda a região

Rosana Hessel
postado em 15/06/2013 06:04
A economia brasileira surpreendeu o mercado financeiro com um resultado pífio do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, de apenas 0,6%. Mas a América Latina, como um todo, também não vai escapar do baixo crescimento, na avaliação dos especialistas, porque o mundo continuará em crise, sobretudo a Europa. A Capital Economics, por exemplo, avalia que a desaceleração na região está se tornando regra. Em seu último relatório, a consultoria britânica estima que países latino-americanos avançaram só 2,2% no primeiro trimestre, ante 2,8% nos últimos três meses de 2012.

Esse resultado, se confirmado, será o pior desde 2009, auge da crise financeira global. ;Pode haver recuperação nos próximos meses, mas a expectativa inicial era de que a região tivesse expansão anual de 5% e não de 2,5% a 3%;, escreve a equipe comandada por Neil Shearing, economista-chefe para mercados emergentes da Capital Economics.

Desaceleração afasta investidores e compromete a retomada do crescimento de toda a região

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação