Economia

Banco Mundial teme que aquecimento global provoque penúria alimentar

h[attr]); } }else{ if(slotdfpev.torefresh[attr]['timeoutrefresh']){ clearTimeout(slotdfpev.torefresh[attr]['timeoutrefresh']); slotdfpev.torefresh[attr]['timeoutrefresh'] = false; } } } } } window.addEventListener('DOMContentLoaded', slotdfpev.doscrollevent); window.addEventListener('load', slotdfpev.doscrollevent); window.addEventListener('resize', slotdfpev.doscrollevent); window.addEventListener('scroll', slotdfpev.doscrollevent); slotdfpev.testScrollEvent = function(){ if(slotdfpev.scrollevent) { slotdfpev.scrollevent = false; slotdfpev.lazyloadSlots.length && slotdfpev.displayslots(); slotdfpev.torefresh.length && slotdfpev.refreshslots(); } requestAnimationFrame(slotdfpev.testScrollEvent); } var requestAnimationFrame = window.requestAnimationFrame || (function() { var timeLast = 0; return window.webkitRequestAnimationFrame || window.mozRequestAnimationFrame || function(callback) { var timeCurrent = (new Date()).getTime(),timeDelta; timeDelta = Math.max(0, 16 - (timeCurrent - timeLast)); timeLast = timeCurrent + timeDelta; return setTimeout(function() { callback(timeCurrent + timeDelta); }, timeDelta); }; })(); requestAnimationFrame(slotdfpev.testScrollEvent); googletag.cmd.push(function(){ slotdfp['cb-publicidade-dhtml-1x1'] = googletag.defineOutOfPageSlot('/6887/portal-correioweb/correiobraziliense-com-br/acervo/interna','cb-publicidade-dhtml-1x1').setTargeting('formato',['dhtml-1x1']).setTargeting('pos',['0']).addService(googletag.pubads()); slotdfp['publicidade-anchorads-1'] = googletag.defineSlot('/6887/portal-correioweb/correiobraziliense-com-br/acervo/interna',[[300,50],[320,50]],'publicidade-anchorads-1'). setTargeting('pos',[(++indexformats).toString()]). setTargeting('identificador','publicidade-anchorads-1'). defineSizeMapping(googletag.sizeMapping(). addSize([748,0],[728,90]).build()). addService(googletag.pubads()); (function(e){try{var c=JSON.parse(function(a){a+="=";for(var c=document.cookie.split(";"),d=0;d
Economia

Banco Mundial teme que aquecimento global provoque penúria alimentar

O banco alerta que o índice de pessoas que sofrem de desnutrição pode alcançar, a longo prazo, 90% em alguns países africanos

Agência France-Presse
postado em 19/06/2013 11:27
Washington - O Banco Mundial teme que a temperatura do planeta aumente dois graus centígrados até 2040, o que provocaria dificuldades alimentares" na África, inundações na Ásia, ondas de calor sem precedentes e furacões cada vez mais violentos, segundo um documento divulgado nesta quarta-feira (19/6). "Temperaturas extremas poderiam afetar as colheitas de arroz, de trigo, de milho e de outros cultivos importantes, além de ameaçar a segurança alimentar dos países pobres", adverte a instituição.

O banco alerta que o índice de pessoas que sofrem de desnutrição pode alcançar, a longo prazo, 90% em alguns países africanos. O Banco Mundial, que em novembro passado já havia manifestado sua preocupação, reitera seu alerta contra a passividade da comunidade internacional para conter o aumento da temperatura planetária em 2;C com relação aos níveis pré-industriais. O aumento já atingiu 0,8;C.

Os países em desenvolvimento serão as primeiras vítimas, apesar de seus habitantes não serem os responsáveis pelo aumento da temperatura mundial, destacou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, na introdução do relatório. De acordo com as previsões, a produção agrícola total da África subsaariana diminuirá a longo prazo em 10% e a região perderá 40% das terras dedicadas ao cultivo de milho em 2030.

[SAIBAMAIS]A população em estado de desnutrição poderia aumentar "de 25% a 90%". A Ásia e o sudeste asiático seriam os maiores afetados. As inundações que afetaram 20 milhões de pessoas no Paquistão em 2010 poderiam passar a ser corriqueiras. Ainda segundo o informe, a Índia poderia registrar secas violentas, enquanto o aumento do nível da água no sudeste asiático, associado a furacões, poderia submergir grande parte de Bangkok em 2030.



"Precisamos de uma nova dinâmica", insiste a instituição, no momento em que a mobilização política sobre o clima parece estar estagnada. Lançada em 1995, as negociações entre mais de 190 países não registraram progressos significantes e não serão reativadas antes da conferência prevista para acontecer em Paris em 2015.

Se o impasse persistir, a temperatura poderá subir até 4;C até 2080, diz o Banco Mundial. O aquecimento global poderia complicar a meta do banco em erradicar a pobreza extrema até 2030. "A mudança climática ameaça o desenvolvimento econômico e, fundamentalmente, a luta contra a pobreza", afirma Kim. O Banco Mundial, que dobrou em um ano seus investimentos para financiar projetos de adaptação às mudanças climáticas (4,6 bilhões de euros em 2012), admite que deve "mudar radicalmente" e parar de apoiar projetos de desenvolvimento que emitem CO2.

"O Banco Mundial deve indicar o caminho deixando de financiar projetos de energia fóssil e redirecionando seus fundos para as energias renováveis ", considera a ONG Greenpeace. Tarefa complicada para o Banco Mundial, que estabeleceu a meta de levar energia elétrica a 1,2 bilhões de pessoas até 2030. Em 19 de novembro, o banco lançou um primeiro alerta sobre o cataclismo que causaria um aumento de 4;C de temperatura até 2060.

"Um mundo com 4;C a mais desencadearia uma cascata de desastres, incluindo ondas de calor extremo, a queda dos estoques de alimentos e aumento do nível do mar que afetariam milhões de pessoas", indicou o relatório de novembro. "Temos que baixar a temperatura e apenas uma rápida e coordenada ação internacional poderia" alcançar este objetivo, concluiu o Banco Mundial.

Tags

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

lementsByTagName("script")[0]; s.parentNode.insertBefore(ts, s); })();