Economia

Ministério Público cobra transparência nas operações entre BNDES e EBX

O MPF-DF considera urgente que o BNDES divulgue seus investimentos

postado em 09/07/2013 06:01
Os graves prejuízos sofridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como financiador e sócio do grupo EBX, levaram o Ministério Público Federal (MPF-DF) a cobrar transparência nas operações entre a instituição financeira e o empresário Eike Batista. O órgão tenta reverter decisão do Tribunal Regional Federal da 1; Região (TRF-1), que negou pedido de liminar para que os dados sobre empréstimos feitos pelo banco nos últimos 10 anos e no futuro fossem divulgados na internet. A ação civil foi proposta com base na Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

[SAIBAMAIS]O MPF-DF considera urgente que o BNDES divulgue seus investimentos, uma vez que são feitos com dinheiro público e estão sendo aplicados sem qualquer tipo de transparência ou controle. Ontem, o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), protocolou requerimento de informações em que cobra do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, detalhamento dos empréstimos de R$ 10,4 bilhões do BNDES a 11 empresas do EBX. ;No caso de Eike Batista, há sério risco de calote aos cofres públicos;, disse.



Para o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), as relações do governo com Eike podem ser mais escandalosas que o mensalão. Em paralelo, acionistas minoritários se mobilizam para tentar ressarcir as perdas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação