Economia

Aos poucos, os negros ganham mais espaço no mercado de trabalho

As diferenças raciais persistem, mas há avanços. Em 10 anos, os negócios criados por negros cresceram 29% e, por brancos, apenas em 1%. Salários também subiram mais

postado em 15/09/2013 08:00


Foi capinando no interior da Paraíba, na área rural do município de Patos, que dona Dália aprendeu uma lição para a vida toda: ;A história da gente é muito forte, meu filho. O que vale é a personalidade da pessoa. Pode ser preto, branco, o que for: se não tiver respeito e honestidade, não vale de nada;. Febrônia Maria de Castro é o nome de batismo dessa paraibana de 76 anos, viúva, dois filhos, dois netos e um comércio para cuidar de domingo a domingo, em Ceilândia.

Desde que desembarcou com a família na capital do país, em 1961, dona Dália ;caça um meio de vida;. Antes de tomar gosto pelo comércio, trabalhou como ajudante de cozinha em restaurantes da então Cidade Livre ; hoje Núcleo Bandeirante. Frequentou a escola até a 5; série. Quando pensou em retomar os estudos, o marido adoeceu. Hoje, tem orgulho de cuidar do próprio negócio, do carro, da casa e de tantas outras conquistas que surgiram a partir dele.

Ânimo para trabalhar não falta. ;Estou aqui todo dia;, conta a comerciante, que não entende o ;tal do racismo;. ;Tenho fé de que uma hora isso vai acabar. Nem que seja na hora em que o mundo acabar junto;, comenta. ;O povo está criando mais educação. Está vendo que pode ter um pretinho beleza e um branco desmantelado, e vice-versa;, emenda dona Dália, que alimenta um único sonho: ;Viver, né? Desfrutar das coisas, sabe como é? Mas não canso de trabalhar, não;.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação