Economia

Impacto do bloqueio orçamentário nos EUA é limitado, afirma FMI

As bolsas mundiais reagiram sem desespero ao fechamento dos serviços públicos nos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 02/10/2013 16:59
Washington - O bloqueio orçamentário nos EUA teve um impacto limitado até agora nos mercados financeiros, mas, no futuro poderia levar a piores condições financeiras devido à "incerteza" que gera, considerou nesta terça-feira (1;/10) uma diretora do FMI.

"O bloqueio orçamentário foi até agora benigno e os efeitos nos mercados foram frágeis", disse Laura Kodres, diretora adjunta do Departamento de Mercados Financeiros do Fundo Monetário Internacional (FMI).

[SAIBAMAIS]As bolsas mundiais reagiram sem desespero ao fechamento dos serviços públicos nos Estados Unidos nesta terça-feira, após o fracasso do Congresso em alcançar um acordo sobre o orçamento.



"Cada vez que aumenta a incerteza, isso pode ter um impacto sobre a demanda de crédito e, potencialmente, sobre a oferta", declarou Kodres em coletiva de imprensa em Washington.

Segundo a funcionária do FMI, as famílias e as empresas reduzirão sua demanda de crédito em "razão da incerteza sobre o futuro", o que pode ter um impacto na atividade e no consumo.

Os bancos podem considerar esta situação "perturbadora" e ter dificuldades para manter sua oferta de crédito. Os mercados estão muito mais preocupados que os EUA entrem em moratória no dia 17 de outubro que pelo fato de que alguns serviços públicos sejam fechados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação