Economia

Leilão da maior reserva petrolífera do país testa os nervos de Dilma

O leilão está marcado para a próxima segunda-feira e gera ansiedade no Planalto e deve render R$ 15 bilhões

postado em 15/10/2013 07:51
O leilão está marcado para a próxima segunda-feira e gera ansiedade no Planalto e deve render R$ 15 bilhõesA presidente Dilma Rousseff conta os minutos para realizar, na próxima segunda-feira (21/10), no Rio de Janeiro, a maior licitação da história brasileira. A mais extensa reserva de petróleo e gás já descoberta no país ; situada no Campo de Libra, na camada do pré-sal da Bacia de Santos ; será disputada por consórcios formados a partir das 11 empresas confirmadas na disputa pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Embora a expectativa seja a de que não haverá muitas surpresas, nem grande competição, especialistas acreditam que o resultado do leilão, que marcará a estreia do modelo de partilha na exploração do pré-sal no Brasil, será decisivo para moldar a evolução do setor nos próximos anos.

Pedro Dittrich, sócio responsável pela área de petróleo do escritório Tozzini Freire, disse não ver riscos jurídicos no certame, mas admitiu alguns obstáculos de natureza econômica. Segundo ele, as contestações apresentadas até agora são de natureza ideológica, como as do ex-diretor da Petrobras Ildo Sauer, da Universidade de São Paulo (USP). Sauer acredita que é um ;erro estratégico; conceder para estrangeiros a exploração do maior ativo petrolífero do país. Dittrich, que foi um dos coordenadores do grupo técnico que elaborou, na Casa Civil da Presidência, os projetos de lei que fixaram as regras do pré-sal, também considera ;fáceis de contornar; eventuais recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).



A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação