Economia

Fim de lojas físicas da Blockbuster representa vitória de serviços digitais

Segundo o presidente do grupo que administra a rede nos Estados Unidos, a decisão de fechar as portas se deu pela concorrência de empresas como a Netflix

postado em 13/11/2013 14:28
A ideia da empresa é investir ainda mais no Blockbuster On Demand, serviço que também provê conteúdo online
A iniciativa da rede norte-americana de locadoras Blockbuster, que anunciou o fim das últimas 300 lojas físicas espalhadas pelos Estados Unidos, representa um marco para os serviços digitais no mercado de entretenimento. A medida pode ser encarada como mais uma vitória dos serviços sob demanda sobre a indústria das locadoras, já que a Blockbuster foi líder mundial no segmento durante vários anos, com mais de nove mil estabelecimentos só nos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]Segundo Joseph Clayton, presidente do Dish Network ; grupo que comprou a Blockbuster em 2011, após a empresa pedir concordata devido a dívida de aproximadamente US$ 1 bilhão -, a decisão de fechar as portas se dá por causa da migração dos usuários para os serviços de distribuição digital, como a Netflix, que reúne mais de 37 milhões de assinantes ao redor do mundo, segundo dados da própria empresa. "Não é uma decisão fácil", escreveu Clayton em um comunicado. "Mas a demanda do consumidor está se direcionando claramente para uma distribuição digital de vídeos de entretenimento."



A ideia é investir ainda mais no Blockbuster On Demand, serviço que oferece conteúdo por streaming. Vale lembrar que a Netflix, antes de obter sucesso com conteúdo exclusivo pela internet, também ofereceu serviços de entrega de DVDs em domicílio por dez anos.

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Apesar de não influenciar diretamente no Brasil, já que, por aqui, quem controla a Blockbuster é o grupo B2W, responsável por gerir empresas como as Lojas Americanas e o site Submarino, a movimentação nos EUA liga o alerta para a atuação da empresa no país. Em setembro deste ano, a Blockbuster brasileira informou que o serviço de entrega de DVDs em domicílio seria suspenso por data indeterminada. Desde então, apenas os postos físicos funcionam.

Procurada pelo Correio para falar sobre o futuro do mercado no Brasil, a Blockbuster se negou, por meio de assessoria de imprensa, a comentar o assunto. Diferente da rede norte-americana, não há qualquer movimentação ; pelo menos aparente ; para uma aproximação do mercado de streaming no país.

Netflix estreita laços com o Brasil

Em agosto deste ano, a Netflix estreou a produzida com conteúdo exclusivo para a plataforma de streaming, provando que o país é um dos alvos para o futuro. A toca, produzida pelo ator Felipe Neto, traz esquetes de comédia que mostram os bastidores e apresentam cada um dos integrantes do grupo de humor Parafernalha, um dos maiores acumuladores de fãs brasileiros no Youtube.

Outra iniciativa que comprova a aproximação da empresa com os usuários brasileiros é o , criado para consagrar um filme nacional. Por meio do site da empresa, os usuários do serviço votaram e deram a vitória ao longa Apenas o fim, com Erika Mader e Gregório Duvivier. O filme vai integrar o catálogo internacional da plataforma.

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