Economia

Acionistas da Nokia aprovam venda da unidade de telefonia móvel à Microsoft

De acordo com a Nokia, que agora se tornará uma empresa de serviços e de equipamentos de telecomunicação, o acordo foi quase aprovado unanimemente (99,7%) pelos acionistas

Agência France-Presse
postado em 19/11/2013 14:15
Helsínquia - A empresa de telefonia finlandesa Nokia anunciou nesta terça-feira (19/11) que seus acionistas aprovaram a compra por 5,44 bilhões de euros de sua divisão de telefones celulares para a multinacional dos EUA, Microsoft.

De acordo com a Nokia, que agora se tornará uma empresa de serviços e de equipamentos de telecomunicação, o acordo foi quase aprovado unanimemente (99,7%) pelos acionistas que votaram antes de uma reunião extraordinária em Helsinque. A transferência da divisão de celulares deve acontecer no começo de 2014. A Nokia, que já foi líder mundial em telefonia celular, perdeu seu posto para a sul-coreana Samsung em 2012.

Leia mais notícias em Economia

Apesar de ainda ser a número dois no mercado global de celulares, à frente da Apple, a empresa agora é a oitava no ranking de mais rápido crescimento, de acordo com a consultoria de telecom Gartner. A Nokia tem registrado perdas - 3,1 bilhões de euros em 2012 e 590 milhões de euros nos primeiros meses de 2013 - e a venda é uma tentativa de se relançar em áreas mais rentáveis.

A decisão dos acionistas era amplamente esperada e os preços das ações da companhia dobraram desde o anúncio do plano no começo de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação