Economia

Cuba e Rússia querem aprofundar relações no setor petrolífero

Agência France-Presse
postado em 25/11/2013 17:34
O presidente cubano Raúl Castro e o chefe da petroleira estatal russa Rosneft, Igor Sechin, se pronunciaram em Havana a favor de aprofundar relações nos setores de petróleo e energia, disse nesta segunda-feira (25/11) o jornal oficial Granma.

"Ambas as partes dialogaram sobre o desejo comum de continuar aprofundando as relações em setores como hidrocarbonetos, saúde, turismo, energia e a formação de técnicos e especialistas no setor de petróleo, áreas nas quais existem amplas possibilidades de colaboração", disse o texto.



No encontro, que aconteceu sábado no Palácio da Revolução em Havana, também conversaram sobre a " atualização do modelo econômico cubano, o processo de integração regional e as possibilidades oferecidas pela Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel para futuros investimentos".

O porto do Mariel, 50km a oeste de Havana, será inaugurado no dia 28 de janeiro, com capacidade para grandes navios de contêineres, que chegarão ao Caribe em 2015, após a ampliação do canal do Panamá. Junto à zona portuária será desenvolvida uma zona franca industrial, para a qual Cuba busca investidores.

A antiga União Soviética foi o principal aliado econômico e político de Cuba durante 30 anos, nos quais forneceu todo o petróleo que precisava à ilha em condições preferenciais.

Atualmente a ilha produz 40% do petróleo que necessita e importa o restante da Venezuela, com facilidades de pagamento.

A empresa russa Zarubezhneft busca petróleo na plataforma marítima de Cuba desde dezembro de 2012, mas interrompeu suas atividades em maio de 2013 pela temporada de ciclones no Atlântico e por "complicações de caráter geológico", segundo relatório oficial. A empresa deve recomeçar seus trabalhos no próximo ano.

A zona econômica cubana do Golfo do México, de 112.000 km;, foi dividida em 59 blocos, 22 deles em contratos de risco com companhias estrangeiras. Até agora fracassaram as tentativas de encontrar petróleo em quantidade e qualidade comercial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação