Economia

União Europeia não consegue acordo com a Ucrânia 'até o momento'

Yanukovich propôs a discussão entre Kiev, Bruxelas e Moscou, de um acordo de associação com a UE, mas a UE rejeitou

Agência France-Presse
postado em 28/11/2013 20:11
Os dirigentes europeus não conseguiram convencer a Ucrânia em assinar um acordo de associação com a União Europeia (UE) durante o primeiro de uma reunião de dois dias, informou nesta quinta-feira à AFP a presidente lituana, Dalia Grybauskaité, cujo país preside a UE este semestre.

"Infelizmente, parece que os argumentos" a favor da assinatura "não alcançaram o presidente". "Até o momento, as posições não mudaram", acrescentou, após um jantar de chefes de Estado e de governo da UE e das seis ex-repúblicas soviéticas membros da Associação Oriental.



"Os Estados membros escutaram de novo os argumentos do presidente ucraniano" Viktor Yanukovich. "Lamentavelmente, não falava do acordo, da assinatura, mas sim dos problemas econômicos da Ucrânia", explicou Grybauskaité.

"Queria que esses problemas fossem resolvidos de forma conjunta pela UE e pela Rússia", acrescentou.

Yanukovich propôs, na semana passada, a discussão a três, entre Kiev, Bruxelas e Moscou, de um acordo de associação com a UE. Mas a UE, que defende o caráter bilateral desses acordos de associação, rejeitou.

Os novos membros vindos do leste da Europa "explicaram que, nos últimos 15 anos, fizeram progressos justamente graças a este tipo de acordos" prévios a sua entrada na UE em 2004, acrescentou a presidência lituana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação