Economia

Balança comercial do Brasil com saldo negativo entre janeiro e novembro

Resultado é o pior desde 2000, devido a um aumento de 7,2% nas importações, contra uma queda de 1,1% nas exportações

Agência France-Presse
postado em 02/12/2013 19:27
A balança comercial brasileira acumula um déficit de 89 milhões de dólares entre janeiro e novembro, após um resultado positivo de 1,74 bilhão de dólares em novembro, informou nesta segunda-feira (2/12) o Ministério de Indústria e Comércio.

O resultado negativo do acumulado do ano é o pior desde o ano 2000, devido a um aumento de 7,2% nas importações, contra uma queda de 1,1% nas exportações.

As vendas aos Estados Unidos caíram 9,4% e as destinadas à União Europeia, 3,4%, enquanto aumentaram as exportações para a Argentina (9,1%) e à China (11,8%).



Quanto às importações, subiram as provenientes dos Estados Unidos (10,8%), União Europeia (6,4%), China (8,3%) e Argentina (2,3%).

O mercado, consultado semanalmente pelo Banco Central, reduziu progressivamente o estimado da balança para o ano, e atualmente projeta um superávit de apenas 1,3 bilhão de dólares.

Os maus resultados da balança comercial levaram à Associação de Comércio Exterior de Brasil (AEB) a revisar suas previsões. Segundo o organismo, o país encerrará o ano com um déficit de 2 bilhões de dólares, o primeiro saldo negativo desde 2000.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação