Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Brasil comemora o acordo alcançado pela OMC em reunião em Bali O acordo de Bali é considerado um passo importante em direção a conclusão do ambicioso projeto para liberalizar o comércio mundial iniciado em 2001

Agência Brasil

Publicação: 07/12/2013 14:40 Atualização:

O Brasil saudou neste sábado o acordo alcançado em Bali durante a conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) para liberalizar o comércio mundial, dizendo que ele é amplamente positivo para o país.

"Os resultados (...) são amplamente positivos para o Brasil. O acordo de Facilitação de Comércio, de grande interesse para o empresariado e para o governo brasileiros, impulsiona reformas que já estão sendo implementadas no País", informou uma nota do ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Leia mais notícias em Economia

"Facilita o acesso de nossos produtos a mercados em todo o mundo, ao simplificar e desburocratizar procedimentos aduaneiros", acrescentou a nota do Itamaraty.

O acordo "pôs fim a anos de paralisia da Rodada Doha", enfatizou a nota, apontando que a agricultura é um dos temas primordiais para o Brasil nestas negociações.

O Brasil insistiu que este acordo revitaliza "a vertente normativa da Organização e, assim, reabre o caminho para a atualização e fortalecimento do sistema multilateral de comércio".

O acordo de Bali é considerado um passo importante em direção a conclusão do ambicioso projeto para liberalizar o comércio mundial iniciado em 2001 na capital do Catar, Doha, que até agora permanecia bloqueado.

Conhecido como "Doha Light", o programa compreende três pilares: agricultura, ajuda ao desenvolvimento e facilitação de intercâmbios, que pretende reduzir a burocracia nas fronteiras.

O acordo foi aprovado pelos 159 Estados membros reunidos na ilha indonésia. Representa, no entanto, menos de 10% do ambicioso programa de Doha.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.