Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Aneel cancela cessão de energia entre usinas do Rio Madeira Em julho deste ano, a Aneel aprovou o aumento da cota de reservatório da Usina Santo Antônio

Agência Brasil

Publicação: 10/12/2013 17:58 Atualização:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aceitou nesta terça-feira (10/12) um pedido de reconsideração apresentado pela Santo Antônio Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), e decidiu que a empresa não terá mais que ceder energia para a hidrelétrica vizinha, a Jirau, que está sendo construída no mesmo rio.

Em julho deste ano, a Aneel aprovou o aumento da cota de reservatório da Usina Santo Antônio, possibilitando agregar mais 207 megawatts (MW) médios à potência instalada da usina (3.150 MW). Os diretores decidiram, no entanto, que a Santo Antônio Energia terá que ceder 24,3 megawatts médios de garantia física para a Energia Sustentável do Brasil, responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau. A medida foi adotada porque os empreendedores alegavam que o aumento da capacidade de Santo Antônio iria prejudicar o desempenho de Jirau.

Segundo o relator do pedido de suspensão da cessão de energia, diretor Edvaldo Santana, a decisão anterior da Aneel interfere no âmbito de atuação do poder concedente, o Ministério de Minas e Energia, o que torna sua legalidade “bastante questionável”. A Santo Antônio Energia argumenta que a imposição da medida inviabilizaria os investimentos da empresa e a geração adicional de energia da usina.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.