Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

China possui 1,3 trilhão de dólares de dívida dos Estados Unidos Se forem considerados os ativos detidos pelo território de Hong Kong, o total de títulos norte-americanos em poder da China alcança o recorde de 1,44 trilhão, contra 1,31 trilhão há um ano

France Presse

Publicação: 16/12/2013 15:30 Atualização:

Washington - O total da dívida norte-americana em poder da China superou os 1,3 trilhão pela primeira vez em outubro, equivalente a quase 1 mil dólares por cidadão chinês, segundo dados publicados nesta segunda-feira (16/12) pelo Departamento de Tesouro dos Estados Unidos.

Se forem considerados os ativos detidos pelo território de Hong Kong, o total de títulos norte-americanos em poder da China alcança o recorde de 1,44 trilhão, contra 1,31 trilhão há um ano.

A relação dívida-credor das duas maiores economias mundiais continua se ampliando apesar de a China sugerir, em outubro, que reduziria a acumulação de dólares por causa da batalha política no Congresso norte-americano sobre a dívida. A China multiplicou seus alertas durante o ano passado sobre o risco que implica a enorme dívida norte-americana.

Leia mais notícias em Economia

Mas sendo ambos países os maiores sócios comerciais do outro e a China registrando superávit no intercâmbio bilateral, continua acumulando papéis do Tesouro norte-americano, para evitar que sua divisa, o yuan, se valorize muito.

A divisa norte-americana representa quase 40% do total de reservas estrangeiras detidas pela China, que alcançavam 3,66 trilhões de dólares no fim do terceiro trimestre. O Japão é o segundo maior credor dos Estados Unidos, possuindo 1,17 trilhão de dólares em dívida norte-americana, contra 1,13 trilhão um ano atrás.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.