Economia
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Preços de passagens aéreas puxam a inflação, segundo IPCA-15 Com os bilhetes aéreos mais elevados, os valores dos pacotes de viagens também sofreram variação: cerca de 10% mais caros

Publicação: 19/12/2013 13:06 Atualização:

A inflação continua a assustar o consumidor brasileiro e deve fechar o ano próximo do teto da meta, de 6,5%. Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de dezembro, divulgados pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que a elevação de 20,15% das passagens aéreas foi o principal fator que puxou para cima a inflação, em 0,75%. Com os bilhetes aéreos mais elevados, os valores dos pacotes de viagens também sofreram variação: estão quase 10% mais caros.

Leia mais notícias em Economia

Parte do impacto se deve ao aumento nos preços dos combustíveis, o que corresponde a 39% do custo das viagens. A gasolina também aparece como segundo maior vilão da alta dos preços. Após o reajuste anunciado pela Petrobras em novembro, de 4% nas refinarias de petróleo, a gasolina teve aumento de 2,15%. Mesmo a política monetária do Governo não tem sido suficiente para controlar o dragão da inflação: desde abril, o Banco Central subiu a taxa básica de juros (Selic) de 7,5% para 10%.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: wagner
e o preço da cesta básica, dos combustíveis...etc. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.