Economia

Cabe ao servidor responder às "vozes" que clamam por melhorias, diz Dilma

Pelo Twitter, a presidente descreveu como "árduo" o ano de trabalho dos servidores, após série de reportagens do Correio que mostram descaso com a população

postado em 23/12/2013 10:40
Vários posts no perfil do Twitter da presidente Dilma Rousseff, nesta manhã de segunda-feira (23/12), foram direcionados ao serviço público do país. Em meio a mensagens de desejos de boas festas, Dilma ressaltou que o "Estado Brasileiro precisa oferecer serviços públicos de qualidade para todos, promovendo inclusão social e cidadania". A publicação desses comentários ocorre um dia depois do início da publicação de uma série de reportagens do Correio Braziliense sobre o tema. A reportagem acompanhou pessoas que precisaram do governo, mas a maioria teve como retorno a decepção.

A presidente descreveu como "árduo" o ano de trabalho dos servidores federais, mas com muitas conquistas. Ressaltou que cabe a eles responder às "vozes" dos que foram às ruas para pedir melhorias nos serviços públicos, como saúde, educação, transporte e segurança. "A dedicação dos servidores federais ampara o meu otimismo com o presente e o futuro do Brasil", postou.

Pelo Twitter, a presidente descreveu como

Pobre contribuinte

Nesse domingo (22/12), o Correio iniciou a publicação de uma série de reportagens que mostra o drama de milhares de brasileiros quando precisam dos serviços públicos. Por mais de um mês, o Correio visitou órgãos como o INSS, a Receita Federal, a Junta Comercial, o Departamento de Trânsito, além de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Burocracia excessiva, conflito de informações, gestão capenga e má vontade de funcionários despreparados ajudam a compor o leque da ineficiência diária do Estado.

Cada brasileiro terá pago ao fim de 2013 uma média de R$ 8.202 em impostos ; o equivalente a 12 salários mínimos ;, totalizando R$ 1,62 trilhão. O país não para de bater recordes de arrecadação. Em contrapartida, amarga o pior retorno dos tributos entre as 30 nações com a maior carga tributária, conforme estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). É essa disparidade que potencializa a indignação externada nas manifestações que tomaram as ruas em junho deste ano, mas que de nada adiantaram para reverter a precariedade de serviços tão caros. Clique nos links abaixo e leia:

[SAIBAMAIS]















Com informações de Diego Amorim

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação