Economia

Lojistas preparam queima de estoque para alavancar vendas depois do Natal

O varejo espera crescimento de 5% em dezembro na comparação com o mesmo período do ano anterior

Rodolfo Costa
postado em 24/12/2013 11:43
A grande movimentação nos shoppings mostra que o consumidor ainda deve comparecer em peso às lojas nos próximos dias, mesmo após o Natal. Embora o varejo espere crescimento de 5% em dezembro na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), comerciantes já se preparam para desovar os estoques e salvar o mês.

Na avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindicomércio-DF), Antônio Augusto de Moraes, as vendas devem ser planejadas para que o resultado obtido seja satisfatório. ;Colocar promoção em tudo não é garantia de um bom retorno. Corre o risco de vender produtos bons e ficar com aqueles que já estavam encalhados;, afirma.



Para o setor, que há meses anuncia produtos com promoções acima do praticado em 2012, o grande vilão é a inadimplência. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o número de endividados aumentou em mais de 15 mil (2,1%) em relação a outubro, o que representa um total de 611.687 famílias (82,6%) com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja e empréstimos.

Gerente de uma loja de vestuário em Brasília, Henrique Arantes confirma que as vendas em dezembro não foram boas no comparativo com o ano passado. ;Batemos a meta da empresa, mas foi aquém do que esperávamos;, diz. Com um estoque triplicado em relação aos outros meses, devido à demanda do Natal, a expectativa é de zerar as mercadorias para que 2014 inicie com maior fluxo de caixa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação