Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Lojistas preparam queima de estoque para alavancar vendas depois do Natal O varejo espera crescimento de 5% em dezembro na comparação com o mesmo período do ano anterior

Rodolfo Costa

Publicação: 24/12/2013 11:43 Atualização: 24/12/2013 12:11

A grande movimentação nos shoppings mostra que o consumidor ainda deve comparecer em peso às lojas nos próximos dias, mesmo após o Natal. Embora o varejo espere crescimento de 5% em dezembro na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), comerciantes já se preparam para desovar os estoques e salvar o mês.

Na avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindicomércio-DF), Antônio Augusto de Moraes, as vendas devem ser planejadas para que o resultado obtido seja satisfatório. “Colocar promoção em tudo não é garantia de um bom retorno. Corre o risco de vender produtos bons e ficar com aqueles que já estavam encalhados”, afirma.

Leia mais notícias em Economia

Para o setor, que há meses anuncia produtos com promoções acima do praticado em 2012, o grande vilão é a inadimplência. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o número de endividados aumentou em mais de 15 mil (2,1%) em relação a outubro, o que representa um total de 611.687 famílias (82,6%) com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja e empréstimos.

Gerente de uma loja de vestuário em Brasília, Henrique Arantes confirma que as vendas em dezembro não foram boas no comparativo com o ano passado. “Batemos a meta da empresa, mas foi aquém do que esperávamos”, diz. Com um estoque triplicado em relação aos outros meses, devido à demanda do Natal, a expectativa é de zerar as mercadorias para que 2014 inicie com maior fluxo de caixa.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.