Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Grã-Bretanha será maior economia europeia em 2030, diz estudo O país ainda estará atrás de emergentes como Brasil e Índia, de acordo com estudo divulgado na quinta-feira (26/12)

France Presse

Publicação: 27/12/2013 10:04 Atualização: 27/12/2013 09:15

Londres - A Grã-Bretanha vai superar França e Alemanha, tornando-se a maior economia da Europa em 2030, mas ainda estará atrás de emergentes como Brasil e Índia, de acordo com estudo divulgado nesta quinta-feira (26/12).

Um grupo de especialistas britânicos do Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR, na sigla em inglês) prevê que a produção da Grã-Bretanha vai superar a francesa, em 2018, e a alemã, até 2030. Nesse mesmo período, será ultrapassada por Brasil e Índia.

Segundo o estudo, "a Alemanha perderá sua posição como a maior economia da Europa Ocidental para o Reino Unido por volta de 2030, por causa do crescimento mais rápido de sua população e de sua menor dependência das outras economias europeias".

"Se o euro se valorizasse, as perspectivas da Alemanha seriam muito melhores", completou o texto.

Leia mais notícias em Economia

"Apoiada no marco (sua antiga moeda), a Alemanha certamente não poderia ser superada pelo Reino Unido por muitos anos, ou talvez nunca", adverte.

O diretor do grupo de especialistas afirmou que a economia britânica cresceria ainda mais rápido, se abandonasse a União Europeia (UE).

"Meu instinto me diz, porém, que, no curto prazo, o impacto de sua saída da UE seria, sem dúvidas, negativo", afirmou Douglas McWilliams, em entrevista ao jornal "Daily Telegraph".

"Mas suspeito que, ao fim de um período de 15 anos, provavelmente seria algo positivo", explicou.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.