Economia

Grã-Bretanha será maior economia europeia em 2030, diz estudo

O país ainda estará atrás de emergentes como Brasil e Índia, de acordo com estudo divulgado na quinta-feira (26/12)

Agência France-Presse
postado em 27/12/2013 10:04
Londres - A Grã-Bretanha vai superar França e Alemanha, tornando-se a maior economia da Europa em 2030, mas ainda estará atrás de emergentes como Brasil e Índia, de acordo com estudo divulgado nesta quinta-feira (26/12).

Um grupo de especialistas britânicos do Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR, na sigla em inglês) prevê que a produção da Grã-Bretanha vai superar a francesa, em 2018, e a alemã, até 2030. Nesse mesmo período, será ultrapassada por Brasil e Índia.

Segundo o estudo, "a Alemanha perderá sua posição como a maior economia da Europa Ocidental para o Reino Unido por volta de 2030, por causa do crescimento mais rápido de sua população e de sua menor dependência das outras economias europeias".

"Se o euro se valorizasse, as perspectivas da Alemanha seriam muito melhores", completou o texto.



"Apoiada no marco (sua antiga moeda), a Alemanha certamente não poderia ser superada pelo Reino Unido por muitos anos, ou talvez nunca", adverte.

O diretor do grupo de especialistas afirmou que a economia britânica cresceria ainda mais rápido, se abandonasse a União Europeia (UE).

"Meu instinto me diz, porém, que, no curto prazo, o impacto de sua saída da UE seria, sem dúvidas, negativo", afirmou Douglas McWilliams, em entrevista ao jornal "Daily Telegraph".

"Mas suspeito que, ao fim de um período de 15 anos, provavelmente seria algo positivo", explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação