publicidade

Irlanda encerra com êxito primeira emissão da dívida após fim do resgate

De acordo com a Agência Nacional do Tesouro (NTMA), O rendimento foi de 3,543%, muito inferior às taxas da última emissão deste tipo em março de 2013

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 07/01/2014 17:24

France Presse

A Irlanda captou neste terça-feira (7/1) 3,75 bilhões de euros em uma emissão de títulos da dívida a 10 anos, a primeira desde que o país pôs fim ao resgate internacional em dezembro, com uma demanda de 14 bilhões de euros.

O rendimento foi de 3,543%, muito inferior às taxas da última emissão deste tipo em março de 2013, informou a Agência Nacional do Tesouro (NTMA).

A emissão gerou o interesse de mais de 400 bancos, fundos de pensão, seguros e outros investidores, alguns procedentes da Ásia e do Oriente Médio.

Leia mais notícias em Economia

"Está claro, dada a forte demanda de hoje, que os investidores irlandeses e internacionais reconhecem os enormes avanços realizados pela Irlanda", comentou John Corrigan, diretor geral da NTMA, que administra a dívida do país.

O sucesso da Irlanda no mercado demonstra a recuperação da confiança dos investidores no pequeno país, que, no dia 15 de dezembro, pôs fim à ajuda econômica de seus sócios graças à recuperação econômica e fiscal, obtida, sobretudo, com um doloroso programa de austeridade.

A República da Irlanda recuperou sua soberania após ter sido obrigada a aceitar um resgate internacional de 85 bilhões de euros em 2010.

"A transação de hoje representa um verdadeiro êxito, que consolida o retorno da Irlanda ao mercado internacional da dívida e proporciona uma base sólida para a emissão de dívida em 2014", acrescentou Corrigan.

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade