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Anuidade de cartão de crédito sobe até 937%; consumidores reclamam Bancos reajustam anuidades e pegam a clientela de surpresa. BC e Ministério da Justiça alegam que valores são livres

Victor Martins

Publicação: 15/01/2014 07:04 Atualização:

Administradoras oferecem facilidades no primeiro ano, como isenção de serviços, mas, depois, a fatura é alta  (Edilson Rodrigues/CB/DA Press)
Administradoras oferecem facilidades no primeiro ano, como isenção de serviços, mas, depois, a fatura é alta
Os consumidores que receberam as faturas de cartão de crédito neste início de ano levaram um susto. Sem qualquer explicação plausível, os bancos e as administradoras desse meio de pagamento aumentaram as tarifas de anuidade entre 14,6% e 937%, provocando uma reação irada da clientela. Como não há um teto para as tarifas e uma regulação mais severa para o segmento, as instituições financeiras e as empresas se sentem confortáveis para avançar sobre o bolso dos usuários de cartões.

Além dos reajustes abusivos, uma vez que a inflação de 2013 foi de 5,91%, muitos clientes se queixam de promessas não cumpridas. É comum, na aquisição do dinheiro de plástico, que a instituição dê garantias de taxas reduzidas ou mesmo nulas. Com o passar do tempo, porém, as cobranças das anuidades são inseridas nas faturas, sempre em parcelas que passam despercebidas pelos consumidores, mas que representam um gasto elevado ao longo de um ano. Pior, se as compras não forem pagas integralmente, há ainda a incidência de juros, que, em média, chegam a 200% anuais.

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Para o Banco Central e o Ministério da Justiça, não é possível definir um valor máximo às tarifas, mesmo os excessos sendo explícitos. Os encargos são determinados pelo mercado e o consumidor deve ficar atento na hora de decidir se permanece ou não cliente da empresa que ultrapassa o limite do bom senso. “Não há controle sobre o valor das tarifas em cartões de crédito. Circulares do BC e resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) determinam transparência e que as tarifas correspondam a prestação de um serviço. É importante ressaltar que os reajustes devem ser informados com clareza aos consumidores”, disse Juliana Pereira, secretária Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon). Na maioria dos casos, contudo, o aumento é omitido.

Esta matéria tem: (5) comentários

Autor: Luiz Sergio
Muitos cartões (inclusive internacionais) são oferecidos sem anuidade hoje em dia, por empresas em parceria com Banco. Tem que ser muito leigo pra continuar pagando anuidade. | Denuncie |

Autor: meal meal
O BC nada pode fazer?? Quem ganha mais, o banco ou o correntista??? | Denuncie |

Autor: meal meal
Se toda vez que um banco nós sacaniar e tivermos que mudar de banco, vai chegar um tempo que não teremos para qual banco recorremos. Creio que a briga tem de ser na instituição bancaria que temos a conta, todos juntos.. | Denuncie |

Autor: CLEITON PEREIRA DA SILVA
A MINHA DICA É VAMOS FAZER O MOVIMENTO CANCELEM SEUS CARTÕES . É SIMPLES O BANCO A OPERADORA QUE AUMENTOU OU COBROU ANUIDADE -OS BRASILEIROS PRECISAM REAGIR E CANCELAR SEU CARTÃO ,SE A MASSA CANCELAR,QUEM VAI LUCRAR MENOS ? ELES OS GANANCIOSOS QUE BUSCAM LUCROS DE 1000%.VAMOS CRIAR O DIA SEM CARTÃO. | Denuncie |

Autor: CLEITON PEREIRA DA SILVA
Nós brasileiros só vamos mudar essa farra de aumentos de impostos e tudo mais que existe para separa o bilionário do milionário do rico e do classe média quando reagirmos com força contra essa classe política que corrompe nossos bolsos e dão jantar no valor de um milhão .O BRASIL TEM QUE REAGIR . | Denuncie |

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