Economia

Moody's eleva classificação da Irlanda para 'investimento'

Também foi elevada a perspectiva dessa classificação, que passou de "estável" para "positiva"

Agência France-Presse
postado em 18/01/2014 16:42
Dublin - A agência classificadora de risco Moody;s elevou a nota da dívida soberana da Irlanda para "Baa3", o que recoloca o país na categoria de "investimento". Também foi elevada a perspectiva dessa classificação, que passou de "estável" para "positiva". Isso significa que poderá ser melhorada em médio prazo.

[SAIBAMAIS]"O potencial de crescimento da economia irlandesa e o saneamento fiscal em curso devem reduzir o percentual do endividamento do governo, que alcançou seu máximo recentemente", declarou a Moody;s.

A agência valoriza também a saída do país do plano de assistência financeira acordado entre a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), com o qual o país recuperou "uma maior solvência e seu acesso aos mercados de renda fixa".

No final de dezembro, a Irlanda se tornou o primeiro país da zona do Euro a sair do plano de ajuda de 85 bilhões de euros da UE e do FMI. O plano foi firmado em novembro de 2010 para poder refinanciar a dívida da ilha.

Leia mais notícias em Economia

Naquele momento, a explosão da bolha imobiliária irlandesa detonou os balanços dos bancos, provocando perdas milionárias que se transformaram em dívida pública quando o governo de Dublin as assumiu.

Depois de sair desse programa, a Irlanda colocou no mercado com sucesso, na semana passada, bônus para dez anos por 3,75 bilhões de euros, com uma taxa de juros de 3,543%, muito inferior à de uma emissão similar em março de 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação