Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Moody's eleva classificação da Irlanda para 'investimento' Também foi elevada a perspectiva dessa classificação, que passou de "estável" para "positiva"

France Presse

Publicação: 18/01/2014 16:42 Atualização:

Dublin - A agência classificadora de risco Moody's elevou a nota da dívida soberana da Irlanda para "Baa3", o que recoloca o país na categoria de "investimento". Também foi elevada a perspectiva dessa classificação, que passou de "estável" para "positiva". Isso significa que poderá ser melhorada em médio prazo.

"O potencial de crescimento da economia irlandesa e o saneamento fiscal em curso devem reduzir o percentual do endividamento do governo, que alcançou seu máximo recentemente", declarou a Moody's.

A agência valoriza também a saída do país do plano de assistência financeira acordado entre a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), com o qual o país recuperou "uma maior solvência e seu acesso aos mercados de renda fixa".

No final de dezembro, a Irlanda se tornou o primeiro país da zona do Euro a sair do plano de ajuda de 85 bilhões de euros da UE e do FMI. O plano foi firmado em novembro de 2010 para poder refinanciar a dívida da ilha.

Leia mais notícias em Economia

Naquele momento, a explosão da bolha imobiliária irlandesa detonou os balanços dos bancos, provocando perdas milionárias que se transformaram em dívida pública quando o governo de Dublin as assumiu.

Depois de sair desse programa, a Irlanda colocou no mercado com sucesso, na semana passada, bônus para dez anos por 3,75 bilhões de euros, com uma taxa de juros de 3,543%, muito inferior à de uma emissão similar em março de 2013.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas