publicidade

Itaú anuncia fusão e se expande no Chile e Colômbia

O novo banco terá a marca Itaú, com 217 agências no Chile, onde ocupará o quarto lugar no ranking por empréstimos, e na 172 Colômbia, em que passará ao quinto lugar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 29/01/2014 19:59

Paulo Silva Pinto

O Itaú Unibanco anunciou nesta quarta-feira (29/1) a fusão do Banco Itaú Chile com o CorpBanca por meio da troca de ações. A matriz fará um aumento de capital no braço chileno de US$ 652 milhões para viabilizar a operação. Ficará, assim, com o controle da nova instituição financeira, mantendo 33,58% do total de ações, em comparação aos 32,92% do CorpGroup, proprietário do CorpBanca.

O novo banco terá a marca Itaú, com 217 agências no Chile, onde ocupará o quarto lugar no ranking por empréstimos, e na 172 Colômbia, em que passará ao quinto lugar. Nos dois países, o banco terá US$ 45 bilhões em ativos e US$ 34 bilhões em créditos concedidos.

"As negociações foram complexas, mas curtas. Duraram alguns meses", disse o vice-presidente do Itaú para a América Latina, Ricardo Marino, ao comentar a fusão hoje em entrevista coletiva por telefone (conference call) com jornalistas.

Segundo Marino, haverá economia de escalas e sinergias que permitirão ampliar o valor do negócio. Ele destacou a grande qualidade de gestão do CorpBanca, o que tem menos reclamações nos órgãos de defesa do consumidor do Chile.

Leia mais notícias em Economia

Marino comemorou a entrada no varejo da Colômbia, "país admirado por ter a inflação e parte fiscal sob controle" no qual o Itaú tinha operação de atacado, mas enfrentava obstáculos para ampliar seu espaço. "É um mercado concentrado na mão de empresários locais".

A fusão ainda precisa ser aprovada em assembleia de acionistas do CorpBanca. Operações do Itaú no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai estão fora do raio de ação do novo banco.

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade