Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Imposto de Renda: prepare-se e evite dor de cabeça A regra número 1 é entregar o formulário o quanto antes para não correr o risco de esquecer informações ou de enfrentar falhas no sistema

Bárbara Nascimento

Publicação: 22/02/2014 07:00 Atualização:


Quem tiver dificuldades no preechimento do formulário do Imposto de Renda pode recorrer à seção de perguntas e respostas do Fisco (Maurenilson/CB/D.A.Press)
Quem tiver dificuldades no preechimento do formulário do Imposto de Renda pode recorrer à seção de perguntas e respostas do Fisco


Para evitar imprevistos, o assistente administrativo Alexandre Freitas Cordeiro sempre declara o Imposto de Renda o quanto antes. Assim que recebe o informe de rendimentos, ele começa a se organizar. “Gosto de fazer rápido para ficar livre e não ter problemas com o programa perto da data-limite, quando o sistema fica sobrecarregado”, justificou. Este é o terceiro ano no qual ele presta contas à Receita Federal, e, em 2012 e 2013, entregou o documento já no segundo dia. O adiantamento funcionou e ele recebeu a restituição no primeiro lote.

Os especialistas são unânimes na hora de aconselhar os contribuintes: deixar para última hora nunca é bom negócio. Além do risco de, na pressa, esquecer alguma informação importante, eles podem enfrentar congestionamento do sistema e acabarem não conseguindo concluir a declaração antes do encerramento do prazo. “Sem contar que quem entrega o formulário antes tem mais chances de receber a restituição ainda nos primeiros lotes”, como aconteceu com Alexandre, explica o presidente da Federação das Empresas Contábeis (Fenacon), Mario Berti.

Leia mais notícias sobre Economia

“O prazo vai passando, passando e, quando vejo as notícias de que falta só uma semana para o fim, corro para fazer. Bem brasileira mesmo. Sempre dá um desespero, mas sou sortuda e nunca tive problemas”, contou a servidora pública Viviane de Carvalho Ramos. Neste ano, o período disponibilizado pela Receita Federal é menor que em 2013, o que deve servir de alerta a quem gosta de deixar o IR para depois, como Viviane. A abertura é em 6 de março e não no dia 1º, como ocorreu no ano passado. O fechamento do prazo, no entanto, é o mesmo: 30 de abril.

Cuidado redobrado
O presidente da Fenacon aconselha ainda que as pessoas se atentem para não cometerem erros na hora de declarar o IR. “Tem gente, por exemplo, que arredonda os valores ao pedir a dedução, o que significa, com certeza, cair na malha fina, mesmo que sejam alguns centavos”, explicou. Além disso, é importante o contribuinte se informar, no site da Receita, sobre quais são as despesas dedutíveis, sobretudo em relação a gastos com saúde, que são de livre abatimento. “Há quem pense que os desembolsos com óculos ou aparelhos ortodônticos estão incluídos nessa lista, mas apenas a despesa com o médico pode ser abatida”, disse.

O coordenador de Imposto de Renda da HR&Block, Rodrigo Paixão, ressalta ainda que quem trabalhou em mais de um local deve ter atenção redobrada. “Mesmo que a pessoa tenha atuado por um período curto e recebido um valor baixo, se não declarar esse rendimento, pode cair na malha fina, porque a empresa certamente vai informar à Receita que fez aquele pagamento”, explicou. Quem tiver dificuldades no preechimento do formulário também pode recorrer à seção de perguntas e respostas do Fisco.

» Calendário

As empresas e os bancos têm até 28 de fevereiro para enviar os informes de rendimento aos trabalhadores. Caso não o façam, a recomendação é que o contribuinte procure imediatamente a fonte pagadora ou a instituição financeira. Além disso, preocupe-se em ter em mãos a cópia da declaração do ano passado, documentos que comprovem a distribuição de lucros, a aposentadoria, a pensão, aluguéis, gastos com saúde e boletos da escola ou faculdade dos dependentes.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.