Economia

Empresa é investigada por evasão de impostos que pode chegar a R$ 300 mi

Órgãos envolvidos apuram os indícios de sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

postado em 26/02/2014 14:05
Com o objetivo de investigar organização empresarial que fraudava o recolhimento de impostos, a Receita Federal (RFB), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram hoje (26/2) a Operação Avaritia. A empresa é ligada à área educacional.

Os órgãos envolvidos apuram os indícios de sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Há cinco mandados de busca e apreensão em escritórios das empresas investigadas, supostamente ligadas às fraudes tributárias.

Trinta servidores da Receita Federal do Brasil outros 30 policiais federais se encarregam das investigações, que vêm sendo feitas simultaneamente em duas cidades: Campinas e São Paulo. O grupo econômico possui estabelecimentos de ensino em quase todos Estados da Federação.

Leia mais notícias em Economia

O prejuízo aos cofres públicos, pelo não recolhimento dos tributos devidos, pode chegar a R$ 300 milhões. O grupo buscava dificultar a ação da Receita Federal pulverizando suas atividades e receitas em centenas de CNPJs distintos que, embora se comportassem como filiais sob um único controle central, usavam cadastros diversos para disfarçar seus ganhos e pagar menos impostos.

Parte das receitas dos mais de cem estabelecimentos do grupo era repassada a algumas empresas constituídas sob a forma de factoring, uma fachada para esconder o faturamento do grupo e nada recolher. Nenhum desses recursos era contabilizado. Parcela desses recursos era depois utilizada para a aquisição de bens, como fazendas, restaurantes, agências de viagens e gado, vários deles colocados em nome de laranjas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação