Economia
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

"Precisamos derrubar o bloqueio dos EUA a Cuba", diz Lula em Havana Em entrevista à emissora local, o ex-presidente falou que o porto financiado pelo BNDES irá possibilitar uma revolução ao país

Publicação: 27/02/2014 06:02 Atualização:

 (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)


Havana — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder cubano, Raúl Castro, percorreram ontem o porto do Mariel, a 45km a oeste de Havana, construído e financiado pelo Brasil, informou a tevê estatal do país. “Penso que Mariel representa para Cuba a possibilidade de uma revolução industrial, porque é a chance para atrair empresas à fabricação de produtos de alta tecnologia”, disse Lula, em entrevista à emissora.

Leia mais sobre Economia

O porto foi inaugurado em 27 de janeiro por Raúl Castro e pela presidente Dilma Rousseff. Para Lula, que chegou à ilha na terça-feira, o projeto “é uma referência para outros países da América Latina e do Caribe”. “Estou muito orgulhoso por poder presenciar a construção de um porto desta magnitude, e mais feliz porque o Brasil colaborou com este novo momento que Cuba vive.”

O ex-presidente elogiou as reformas econômicas promovidas pelo presidente cubano. “Raul tem tomado decisões corajosas”, afirmou. “Agora precisamos apenas derrubar o bloqueio dos norte-americanos para que o país possa se desenvolver plenamente.”

Construído pela Odebrecht, Mariel é o maior projeto de infra-estrutura da história cubana e possui capacidade superior à da maioria dos terminais brasileiros. Quando totalmente implementado, abrigará uma zona franca industrial e comercial.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou a primeira etapa com US$ 802 milhões, o que motivou críticas de especialistas, já que todos os portos brasileiros, alguns em péssimo estado, receberam bem menos do que isso do governo federal. Em janeiro passado, Dilma anunciou um novo crédito, de US$ 290 milhões para a ampliação das obras em Cuba.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: CARLOS DA SILVA
Infelizmente não vamos ganhar a copa do mundo no Brasil. Todo time que lula toca na camisa entra em decadência. | Denuncie |

Autor: Fabrício Reis
Temos que cobrar o dinheiro emprestado (presente dado) a Cuba pelo porto. Isso sim! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas