Economia

Empresas mostram o perigo das senhas individuais alfanuméricas

Grupo de empresas de segurança em sistemas de senhas de acesso mostram a falência do atual modelo e apontam que novo caminho é geração randômica de códigos

Simone Kafruni
postado em 19/03/2014 19:09
Com clientes de peso como Itaú, Tim, Serasa, Sicoob e BV Financeira, o grupo de empresas de segurança em sistemas de senhas de acesso liderado pela NetBr, Lieberman e BalaBit fizeram um diagnóstico surpreendente do sistema de senhas de sistemas de tecnologia da informação.

Representantes das três empresas apresentaram, nesta quarta-feira (19/3), em Brasília, o descontrole que as grandes empresas enfrentam com a proliferação de senhas de acesso, não só entre funcionários, mas também entre prestadores de serviços terceirizados.

Segundo o diagnóstico dos especialistas, há uma completa falência do modelo de senha individual baseada em caracteres alfanuméricos. Eles apontaram que o novo caminho a seguir é por meio de um modelo de geração randômica e com custódia múltipla, onde cada pessoa detém apenas um pedaço da senha.



O fundador da NetBr, André Facciolli, ressaltou que os usuários utilizam a mesma senha para vários sistemas e a preferência é sempre por nomes de pessoas da família ou números fáceis de lembrar. ;Isso coloca em risco a segurança. Os hackers desenvolveram dicionários para quebrar esse tipo de senha. Num estudo, eles conseguiram hackear 16 mil senhas em apenas duas horas;, revelou.

Para evitar isso em complexos tecnológicos muito grandes, como o de bancos ou de grandes companhias, o grupo de empresas desenvolveu uma solução que não exige a inserção de um agente nos servidores, o que pode derrubar todo sistema. ;Em apenas duas horas, criamos um relatório para o cliente saber quem e quantas pessoas acessam seus dados. Daí começa o processo de fechar as portas e permitir o acesso só àqueles que realmente devem tê-lo;, explicou o diretor da Lieberman Software, Fernando Oliveira.

Flávio Santos, diretor técnico da NetBr, destacou que o objetivo do grupo é expandir as atividades no Distrito Federal e participar de pregões eletrônicos e licitações para oferecer as soluções em nível governamental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação