Economia

Governo autoriza contrato e venda de energia no mesmo ano da licitação

O leilão emergencial inédito é destinado a reduzir a exposição das distribuidoras aos preços recordes da eletricidade no curto prazo

postado em 25/03/2014 08:58
Lobão: objetivo é reduzir exposição de distribuidoras aos preços altos

O governo oficializou o leilão emergencial inédito marcado para 25 de abril e destinado a reduzir a exposição das distribuidoras aos preços recordes da eletricidade no curto prazo. A presidente Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, editaram a Medida Provisória (MP) 641, que autoriza certames para contratar e vender energia de usinas em atividade no mesmo ano da licitação.

[SAIBAMAIS]A MP publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU) elimina, com força de lei, restrições técnicas e jurídicas até então em vigor para implementar o chamado leilão A-0. Medida essencial prevista pelo pacote de R$ 12 bilhões para socorrer as concessionárias, anunciado no último dia 13.



Além de trocar por preços mais baixos os 3,3 mil megawatts (MW) médios que as distribuidoras estão sendo forçadas a comprar à vista, pelo valor histórico de R$ 822,83 o MWm, o governo tenta atrair geradores de várias fontes interessados nas cotações recordes do mercado livre.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação