Economia

Consórcio Novo Oriente vence leilão da Usina Três Irmãos em São Paulo

O valor ofertado foi R$ 31,623 milhões de custo de gestão dos ativos de geração

postado em 28/03/2014 11:36
O consórcio Novo Oriente, formado por Furnas e pela Fip Constantinopla, venceu o leilão da Usina Três Irmãos, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta sexta-feira (28/3) na BM Bovespa, na capital paulista. Na parte de fora, várias pessoas protestavam contra o leilão.

O valor ofertado foi R$ 31,623 milhões de custo de gestão dos ativos de geração. O certame teve uma proposta diante de 21 empresas elegíveis. A usina, localizada em Pereira Barreto, interior de São Paulo, tem capacidade instalada de 807,50 MW e estava sob operação da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Andre Pepitone, representante da Aneel, destacou que essa foi a primeira usina a ser licitada entre as que não tiveram as concessões renovadas pelas novas regras estabelecidas pelo governo federal em 2012, na Lei 12.783. ;Essa usina passa ser operadas pelo regime de cotas, mas outras serão também licitadas.;



Ele informou que, pelo cronograma indicativo de atividade da usina, a previsão é que em 1; de julho o leilão seja homologado. Em 6 de agosto, o contrato de concessão será assinado entre a União e o consórcio. Posteriormente, o Novo Oriente tem até seis meses para obter a operação assistida do sistema. Durante todo o período, a Cesp permanece no comando das operações.

O leilão de hoje foi um sucesso, para o representante da Anatel, apesar da proposta única. ;Isso é inerente ao processo estratégico de cada grupo empresarial;, justificou. Segundo ele, do total de 21 empresas elegíveis, sete fizeram a visita em campo à usina.

A previsão da Aneel é que, somente em 2015, mais sete empreendimentos sejam licitados pelas novas regras do governo federal. Entre os quais, o de Capivari, Ilha Solteira, Jupiá, Três Marias e São Simão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação