Economia

TAM e American Airlines anunciam aliança com a gigante OneWorld

Com a nova parceria, a empresa brasileira passa a oferecer novos destinos, como Austrália e Rússia

Enviado Especial
postado em 31/03/2014 17:34
Em evento luxuoso, a empresa área TAM anunciou na tarde desta segunda-feira (31) a aliança com a gigante OneWorld. A parceria proporciona novos destinos como, por exemplo, para a Austrália e Rússia, antes não feitos pela companhia. A American Airlines também passou a fazer parte hoje da Oneworld.

O presidente da TAM S.A, Marco Bologna, disse que a nova parceria vai proporcionar ;melhores conexões entre Miami e Nova York, por exemplo, devido a inclusão da American Airlines no grupo OneWorld;. O chefe-executivo da Amercian Airlines, Doug Parker, comentou que ;o Brasil é um dos destinos internacionais mais importantes e que a nova aliança traz uma parceria que já estava em discussão a muito tempo;.

A partir de hoje os consumidores podem voar para: Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Hong Kong, Finlândia, Espanha, Japão, Chile, Brasil, Malásia, Austrália, Catar, Jordânia e Rússia. Com as novas fusões, a OneWorld passa a fazer voos para cerca de 1 mil aeroportos em 150 países. A receita anual do grupo aumentará em 15 % e contabilizará US$ 140 bilhões . A participação no mercado passa a ser de 26%.

As companhias que compõe a OneWorld são: Airberlin, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Lan Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jodanian, S7 Airlines (da Rússia), Srilankan Airlines e, agora, a TAM.

Após a cerimônia de apresentação, uma cortina vermelha se abriu no fundo do palco e um avião estava exposto com a nova identidade visual ;OneWorld; escrito na lateral da aeronave.

Tragédia

Entre os parceiros que compõe a OneWorld, apenas a Malaysia Airlines não teve representante no evento. A empresa comunicou que, no momento, a preocupação da companhia é pela busca do avião que desapareceu recentemente no território asiático. Foi solicitado um minuto de silêncio aos participantes em homenagem aos desaparecidos e às famílias.

O representante do Conselho de Gestão da OneWorld, Willie Walsh, lamentou a tragédia. ;Desde o momento que ouvimos falar sobre o assunto, nós oferecemos um apoio aos colegas da Malaysia. Até o momento nós não fomos acionados pela empresa para qualquer ajuda, mas reafirmo que estamos a disposição para fornecer suporte técnico e call center;, disse.

Milhas

Os 10 milhões de clientes do TAM Fidelidade receberão pontos ou milhas em dobro, caso voem por meio das novas empresas. Outro benefício é para os consumidores que possuem os cartões Black e Vermelho Plus, podendo realizar a partir de hoje, check-in nos balcões de primeira Classe. Franquia de bagagem extra também é um novo benefício por conta da aliança.

*O repórter viajou a convite da TAM

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação