Economia

IBGE: emprego fica estável em fevereiro, mas recua no indicador anual

O crescimento nulo no total do pessoal ocupado na indústria em fevereiro interrompe um período de três taxas negativas seguidas

postado em 11/04/2014 11:00
O emprego no setor industrial permaneceu estável de janeiro para fevereiro deste ano, com o pessoal ocupado assalariado não mostrando variação (0%) na série com ajuste sazonal. No acumulado do primeiro bimestre do ano, no entanto, o pessoal ocupado na industria acumula queda de 2%, mesmo resultado do indicador acumulado na comparação fevereiro 2014/fevereiro 2013.

Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes) divulgada hoje (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado de fevereiro, o emprego na indústria acumula nos últimos 12 meses (a taxa anualizada) queda de 1,3%.

[SAIBAMAIS]

Ainda na série ajustada sazonalmente, o número de horas pagas em fevereiro também ficou estável entre janeiro e fevereiro (0,%), enquanto a folha de pagamento real teve alta de 1,6%. O crescimento nulo no total do pessoal ocupado na indústria em fevereiro interrompe um período de três taxas negativas seguidas ; quando o desemprego acumulado ficou em 0,6%.

O recuo de 2% no nível de pessoal ocupado na indústria na comparação fevereiro de 2014/fevereiro de 2013, é o vigésimo nono resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto. Já o índice de menos 2% no resultado acumulado para o primeiro bimestre de 2014, intensifica, segundo o IBGE, o ritmo de queda frente ao segundo (-0,5%), terceiro (-1,2%) e quarto (-1,7%) trimestres de 2013 ; ou seja, em todas as comparações contra iguais períodos do ano anterior.

Leia mais notícias em Economia

Também a taxa anualizada, índice acumulado nos últimos doze meses, ao recuar 1,3% em fevereiro de 2014, manteve a trajetória ligeiramente descendente iniciada em agosto do ano passado (-1,0%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação