Economia
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Acumulado do Índice de Preços ao Consumidor é o terceiro maior resultado Em contrapartida, os preços dos alimentos vêm contribuindo para reduzir a alta do IPP anualizado

Agência Brasil

Publicação: 06/05/2014 12:04 Atualização:

Mesmo com variação negativa de 0,22% em março deste ano, em relação a fevereiro, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) acumula o terceiro maior resultado de série histórica, iniciada em dezembro de 2009. Divulgado nesta terça-feira (6/5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPP acumula nos últimos 12 meses alta de 7,96% - menor apenas do que os 8,24% registrados em fevereiro e os 8,04% em janeiro de 2010.

Segundo o Instituto, a taxa acumulada nos últimos doze meses até março, traz entre as quatro maiores variações os preços do item fumo (alta acumulada de 16,12%), calçados e artigos de couro (14,49%), alimentos (11,54%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (11,20%). As principais influências na comparação de março contra o mesmo mês do ano anterior vieram de alimentos (2,22 pontos percentuais), refino de petróleo e produtos de álcool (1,12 pontos percentuais), outros produtos químicos (0,81 pontos percentuais) e metalurgia (0,70 pontos percentuais).

Leia mais notícias em Economia

Em contrapartida, os preços dos alimentos vêm contribuindo para reduzir a alta do IPP anualizado. Em março o grupo fechou com em - 0,06% na comparação com fevereiro, enquanto a taxa acumulada nos primeiros três meses do ano foi 1,03%.

Mesmo com os resultados negativos do trimestre, os preços dos alimentos fecharam março 11,54% acima do que os do mesmo mês do ano anterior. “É o maior resultado desde fevereiro de 2013 (11,88%)”, afirma o IBGE. Entre os produtos em destaque em termos de influência, sobressaíram, com variações negativas de preços, os resíduos da extração de soja e os sucos concentrados de laranja. Com variações positivas, destacaram-se o leite esterilizado/UHT/longa vida e o açúcar cristal".

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas