Economia

Fundo Monetário Internacional espera que Kiev cumpra seus compromissos

"Nós já desembolsamos, ao longo da semana, 3,2 bilhões de dólares de um pacote de 17,1 bilhões de dólares", diz diretora-geral do FMI

Agência France-Presse
postado em 09/05/2014 16:37
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta sexta-feira esperar que a Ucrânia honre os compromissos firmados em troca de uma ajuda financeira de 17,1 bilhões de dólares.

"Nós estamos prestando muita atenção à situação do país e esperamos que as autoridades ucranianas respeitem os compromissos do plano", declarou Lagarde. O FMI espera para isso "um ambiente internacional que trará estabilidade e menos incertezas" que hoje, disse a diretora.


[FOTO1]No momento em que a instituição financeira informou em comunicado recente que sua ajuda seria "remanejada" em caso de separação do leste da Ucrânia, rebeldes pró-Rússia da região preparavam um referendo sobre sua independência, previsto para domingo.

Em Rabat, primeira escalada de uma missão no mundo árabe, Lagarde confirmou que o FMI já havia desbloqueado a primeira parte de sua ajuda à Ucrânia.

"Nós já desembolsamos, ao longo da semana, 3,2 bilhões de dólares de um pacote de 17,1 bilhões de dólares", adiantou Lagarde, em referência ao primeiro empréstimo anunciado na última quarta-feira pelo Banco Central Ucraniano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação