publicidade

Proteste identifica falhas de segurança no aeroporto de Brasília

Problemas ainda não foram sanadas para a inauguração, que acontece no próximo sábado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 20/05/2014 06:04 / atualizado em 20/05/2014 08:34


Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press


A menos de um mês para a abertura da Copa do Mundo e contrariando usuários e observadores, a presidente Dilma Rousseff afirmou nessa segunda-feira (19/5) que os aeroportos brasileiros estão “preparados” para o Mundial da Fifa. “Garanto que os nossos aeroportos estão preparados para a Copa do Mundo. Vamos receber todos muito bem. E os brasileiros poderão ficar orgulhosos do Brasil que estamos construindo”, ressaltou, durante o programa Café com a Presidenta, veiculado na Rádio Nacional.

A afirmação e o otimismo, no entanto, estão longe da realidade vivida no Aeroporto Juscelino Kubitschek — que terá mais uma etapa entregue no próximo sábado. Em fevereiro, a entidade de defesa do consumidor Proteste visitou 14 aeroportos, 12, de cidades sedes do Mundial de futebol. Na época da vistoria, diversas falhas de segurança foram identificadas, inclusive em Brasília.

Leia mais notícias em Economia

A realidade de fevereiro, agora em maio, não é muito diferente. De acordo com o relatório da Proteste, o JK não dispunha de equipamentos de combate a incêndio suficientes no térreo. Dos extintores de incêndio que existiam — dois a cerca de 50 metros da sala de embarque —, um estava obstruído pelas mesas de um restaurante. Outra observação da Proteste dizia respeito à falta de sinalização de saídas de emergência e aos espaços de circulação ocupados por mesas e cadeiras. Durante a verificação, há três meses, mais uma questão levantada pelo órgão de defesa do consumidor era sobre a existência de equipamentos e material de construção, como tijolos e cimento, próximos aos banheiros, ao alcance de quem passasse.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

publicidade

publicidade