Economia

Proteste identifica falhas de segurança no aeroporto de Brasília

Problemas ainda não foram sanadas para a inauguração, que acontece no próximo sábado

postado em 20/05/2014 06:04

Pacotes de cimento se acumulam no saguão de embarque do terminal da cidade, atrapalhando os viajantes

A menos de um mês para a abertura da Copa do Mundo e contrariando usuários e observadores, a presidente Dilma Rousseff afirmou nessa segunda-feira (19/5) que os aeroportos brasileiros estão ;preparados; para o Mundial da Fifa. ;Garanto que os nossos aeroportos estão preparados para a Copa do Mundo. Vamos receber todos muito bem. E os brasileiros poderão ficar orgulhosos do Brasil que estamos construindo;, ressaltou, durante o programa Café com a Presidenta, veiculado na Rádio Nacional.

A afirmação e o otimismo, no entanto, estão longe da realidade vivida no Aeroporto Juscelino Kubitschek ; que terá mais uma etapa entregue no próximo sábado. Em fevereiro, a entidade de defesa do consumidor Proteste visitou 14 aeroportos, 12, de cidades sedes do Mundial de futebol. Na época da vistoria, diversas falhas de segurança foram identificadas, inclusive em Brasília.



A realidade de fevereiro, agora em maio, não é muito diferente. De acordo com o relatório da Proteste, o JK não dispunha de equipamentos de combate a incêndio suficientes no térreo. Dos extintores de incêndio que existiam ; dois a cerca de 50 metros da sala de embarque ;, um estava obstruído pelas mesas de um restaurante. Outra observação da Proteste dizia respeito à falta de sinalização de saídas de emergência e aos espaços de circulação ocupados por mesas e cadeiras. Durante a verificação, há três meses, mais uma questão levantada pelo órgão de defesa do consumidor era sobre a existência de equipamentos e material de construção, como tijolos e cimento, próximos aos banheiros, ao alcance de quem passasse.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação