Economia

Vendas do comércio varejista caem 0,4% em abril deste ano, diz IBGE

É a segunda queda consecutiva, depois da estagnação do setor em fevereiro

postado em 12/06/2014 10:48
As vendas do comércio varejista no país tiveram queda de 0,4% em abril deste ano, ante o mês anterior. Esta é a segunda queda consecutiva, depois da estagnação do setor em fevereiro. Em março, a queda havia sido de 0,5%. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foram divulgados nesta quinta-feira (12/6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

[SAIBAMAIS]A receita nominal teve alta de 0,6% no período. Ante abril do ano passado, houve altas de 6,7% nas vendas e de 13,5% na receita nominal. No acumulado do ano, os crescimentos são 5% e 11,1% na receita. Já em 12 meses, o comércio acumula altas de 4,9% e 11,8%, respectivamente.

De março para abril, houve queda em seis das oito atividades comerciais pesquisadas. Os maiores recuos foram observados nos segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,6%) e de supermercados e produtos alimentícios (-1,4%).



Também tiveram quedas os setores de tecidos, vestuário e calçados (-1%), combustíveis e lubrificantes (-0,8%) e móveis e eletrodomésticos (-0,1%). O setor de artigos farmacêuticos teve estabilidade e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%). Em relação ao varejo ampliado (que inclui também os setores de veículos e material de construção), o movimento cresceu 0,6% de março para abril. A alta foi puxada exclusivamente pelo segmento de veículos e motos, partes e peças (5,4%), já que o setor de material de construção caiu 0,5%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação