Economia

Crise entre a Rússia e a Ucrânia pode impactar comércio mundial

Países estão entre os principais produtores e exportadores de grãos e a redução na disponibilidade do produto pode aumentar os preços internacionais

Simone Kafruni
postado em 04/07/2014 13:27
Um aprofundamento da crise política na Ucrânia e na Rússia pode impactar o comércio mundial de alimentos e a agricultura dos países das Américas, alertou o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O diretor da entidade, Victor M. Villalobos, comunicou os ministros da Agricultura dos 34 países membros do perigo. Uma possível redução das exportações de trigo e milho na Rússia e na Ucrânia, que estão entre os principais produtores e exportadores de grãos, significa uma diminuição na disponibilidade dos produtos no mercado mundial, e com isso um aumento nos preços internacionais.

Até agora, no entanto, conforme o IICA, o aumento dos preços internacionais foi temporário e de baixa magnitude, já que, durante o conflito, os portos da Ucrânia e da Criméia ; pelo qual a grande maioria dos grãos é exportada ; têm trabalhado sem contratempos.



Para os países das Américas, uma diminuição na oferta desses grãos no mercado mundial ou um aumento nos preços teria impactos diferentes, o que seria determinado, entre outros fatores, pela duração do conflito, a existência de estoques e produção de cada país. De acordo com Villalobos, os países que importam grandes quantidades de cereais têm maiores pressões financeiras e de abastecimento para atender a sua oferta doméstica, enquanto os países exportadores de trigo e milho poderiam se beneficiar de um aumento nos preços internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação