publicidade

Crise entre a Rússia e a Ucrânia pode impactar comércio mundial

Países estão entre os principais produtores e exportadores de grãos e a redução na disponibilidade do produto pode aumentar os preços internacionais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 04/07/2014 13:27

Simone Kafruni

Um aprofundamento da crise política na Ucrânia e na Rússia pode impactar o comércio mundial de alimentos e a agricultura dos países das Américas, alertou o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O diretor da entidade, Victor M. Villalobos, comunicou os ministros da Agricultura dos 34 países membros do perigo. Uma possível redução das exportações de trigo e milho na Rússia e na Ucrânia, que estão entre os principais produtores e exportadores de grãos, significa uma diminuição na disponibilidade dos produtos no mercado mundial, e com isso um aumento nos preços internacionais.

Até agora, no entanto, conforme o IICA, o aumento dos preços internacionais foi temporário e de baixa magnitude, já que, durante o conflito, os portos da Ucrânia e da Criméia — pelo qual a grande maioria dos grãos é exportada — têm trabalhado sem contratempos.

Leia mais notícias em Economia

Para os países das Américas, uma diminuição na oferta desses grãos no mercado mundial ou um aumento nos preços teria impactos diferentes, o que seria determinado, entre outros fatores, pela duração do conflito, a existência de estoques e produção de cada país. De acordo com Villalobos, os países que importam grandes quantidades de cereais têm maiores pressões financeiras e de abastecimento para atender a sua oferta doméstica, enquanto os países exportadores de trigo e milho poderiam se beneficiar de um aumento nos preços internacionais.

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade