Economia

Al-Sissi anuncia 'remédio amargo' para calibrar economia do Egito

O presidente egípcio decidiu reduzir os subsídios do Estado para combustível, o que já provocou aumento nos preços

Agência France-Presse
postado em 07/07/2014 20:39
Cairo - O presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, pediu nesta segunda-feira aos egípcios que engulam o "remédio amargo" da redução dos subsídios do Estado para combustível, com o objetivo de calibrar a economia do país. A medida já provocou o aumento dos preços.

"Quando vocês me pediram que eu me candidatasse à presidência, o contrato entre vocês e eu era que vocês apoiariam as medidas de austeridade", declarou Sissi, em pronunciamento transmitido pela televisão, no qual convocou os egípcios a fazerem "sacrifícios".

Leia mais notícias em Economia

Além da gasolina, cigarro e bebidas alcoólicas também ficam mais caros. O governo aprovou ainda o aumento de impostos e anunciou que o preço da energia elétrica vai subir nos próximos cinco anos.

Nesta segunda, autoridades dos serviços de segurança disseram à AFP que foram apreendidos no delta do rio Nilo 11.430 litros de gasolina destinados ao mercado negro.

As repetidas crises desde o início de 2011 afugentaram turistas e investidores do Egito. Atualmente, essa frágil economia sobrevive graças à ajuda proveniente do Golfo, em especial, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

O Egito dedica mais de 30% de seu orçamento aos subsídios à gasolina, uma das mais baratas do mundo, e aos produtos alimentícios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação