Economia

Dilma encontra presidente da China para assinatura de acordos bilaterais

Entre os 32 atos, serão assinados dois contratos de venda de aeronaves da Embraer

Rosana Hessel
postado em 17/07/2014 11:22
A presidente Dilma Rousseff recebe o presidente da China, Xi Jinping
Na visita de estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, serão celebrados 54 atos governamentais e empresariais. Nessa cerimônia do Palácio do Planalto serão assinados 32 atos. Entre eles destacam-se o acordo para a facilitação de vistos de negócios. Com isso, o visto de negócios terá validade de três anos, sendo 90 dias para o prazo de estada e 90 dias de prorrogação.

Também será assinado o memorando de entendimento para cooperação ferroviária entre o Ministério dos Transportes brasileiro e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) da China, e o memorando de entendimento sobre promoção de investimento e cooperação industrial entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e a NDRC.

"Saudamos a oportunidade de discutir o papel ampliado que a cabe a China e ao Brasil nos principais temas da agenda internacional. Observamos que mesmo em um quadro internacional adverso, apesar da crise, os dois países têm de se mostrado capazes de manter ampliado as políticas de inclusão social, combate à pobreza e redução das desigualdades", disse a presidente Dilma Rousseff, na cerimônia de assinatura de atos.

O presidente da china, Xi Jinping, também enalteceu a relação entre os dois países. "Vamos fazer intercâmbio de experiência na governaça e política macroeconômica, aprofundar a cooperação mútua benéfica e amistosa favorável ao ambiente externo de desenvolvimento", acrescentou Jinping.

No setor de infraestrutura, será assinado um memorando de entendimento para cooperação entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o China Development Bank (CDB).


Serão assinados também dois contratos de venda de aeronaves da Embraer, sendo 40 unidades para a Tianjin Airlines e 20 jatos para o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC). De acordo com a assessoria de imprensa da Embraer, os dois contratos estão avaliados em US$ 3,2 bilhões.

Em meio a agenda bilateral, os dois presidentes participam da reunião com líderes da América Latina e do Caribe. À noite, Dilma e o presidente chinês participam de um evento que comemora os 40 anos de harmonia e cooperação entre os dois países.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação