Economia

Brasil quer antecipar tarifa zero entre Mercosul e outros três países

Previsão do embaixador é finalizar as negociações na próxima reunião com a Aliança do Pacífico e fechar o acordo para que passe a vigorar no fim deste ano

Rosana Hessel
postado em 24/07/2014 18:07
O Brasil quer acelerar as negociações de tarifa zero entre o Mercosul e três países da Aliança do Pacífico: Chile, Peru e Colômbia. De acordo com o subsecretário-geral de América do Sul, embaixador Antônio José Ferreira Simões, a proposta será apresentada formalmente na próxima reunião de cúpula do Mercoul, na terça-feira, em Caracas. "Essa perspectiva já existe. Está em vigor um acordo que vai levar a criação de uma área de livre comércio em 2019. Se trata de discutir a antecipação do cronograma", explicou.



Depois de debater no Mercosul, a proposta voltará a ser discutida entre os três países da Aliança do Pacífico. A previsão do embaixador é finalizar as negociações na próxima reunião com a Aliança do Pacífico e fechar o acordo para que passe a vigorar no fim deste ano.

No caso do Brasil, o comércio entre esses países está em franca expansão. Cresceu 300% com a Colômbia, 389% com o Peru e 200% com o Chile. "O comércio com os países da região não é só significativo como importante porque envolve produtos manufaturados de alto valor agregado, rendem empregos de carteira assinada", argumentou o embaixador.

A reunião deveria ter sido feita no fim do ano passado e foi adiada várias vezes. A presidência do bloco também deveria ter sido trocada em dezembro, mas segue nas mãos da Venezuela. O Paraguai, que assumiria o comando do bloco, em "gesto de boa vontade" dos integrantes da união aduaneira, sugeriu recentemente que o cargo não é mais exigência para reintegração ao bloco. Pela ordem de rotatividade, a Argentina é a próxima a assumir a presidência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação