Economia

Contas externas têm déficit de 3,3 bilhões de dólares em junho

No primeiro semestre o rombo nas transações correntes atingiu 43,311 bilhões de dólares

Simone Kafruni
postado em 25/07/2014 11:20
As relações de trocas comerciais e serviços do Brasil com o resto do mundo ficaram no vermelho, em 3,345 bilhões de dólares em junho. O resultado ficou abaixo da previsão do Banco Central para o mês, de 4,3 bilhões de dólares. Apesar da melhora no mês, as contas externas ainda apresentam forte deterioração no ano.

No primeiro semestre o rombo nas transações correntes atingiu 43,311 bilhões de dólares. Ainda representa uma elevação de 0,3% sobre o resultado do mesmo período do primeiro semestre de 2013. Como proporção ao Produto Interno Bruto (PIB), o deficit chegou a 3,58%, também queda em relação aos 12 meses imediatamente anteriores. A menor evolução desta conta reflete a desaceleração do crescimento econômico. Com o país sob ameaça de mergulhar na recessão, as importações recuaram e isso ajudou a conter uma explosão ainda maior do rombo nas contas internas.


No acumulado do ano até junho, a balança comercial ainda apresenta deficit de 2,490 bilhões de dólares. Entretanto, no mesmo período do ano passado, o rombo era bem maior, de 3,073 bilhões de dólares. Isso se deve basicamente ao menor avanço das importações. No ano passado, até junho o país havia importado 117,5 bilhões de dólares, neste ano foram 113 bilhões, uma queda de 4%. Essa conta deve continuar caindo a medida em que se confirmarem as projeções de retração do PIB no segundo trimestre do ano. O dado será divulgado em 29 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação