Economia

Mantega manifesta otimismo sobre renegociação da dívida argentina

O ministro lembrou que o juiz de primeira instância de Nova York, que obrigou o pagamento da dívida a parte dos fundos abutres, flexibilizou alguns pagamentos, o que abre caminho para um acordo

postado em 29/07/2014 21:41
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, manifestou hoje (29) otimismo com a renegociação da dívida soberana da Argentina. Segundo ele, ainda existem chances de o país chegar a um acordo com os fundos abutres (que compram títulos podres e cobram o valor na Justiça) e evitar o calote.

;Acho difícil que isso [o calote] aconteça, pelo seguinte: se houver moratória - estou raciocinando - a Argentina não vai pagar nada para os fundos abutres nem para os outros credores. Vai ter de fazer outra reestruturação, o que seria ruim para todo mundo. Então, é uma situação que vale a pena para todos renegociar;, analisou Mantega.

[SAIBAMAIS]

O ministro lembrou que o juiz de primeira instância de Nova York, que obrigou o pagamento da dívida a parte dos fundos abutres, flexibilizou alguns pagamentos, o que abre caminho para um acordo. ;Espero que não haja novo default (calote). Não seria conveniente nem para os fundos abrutres;, declarou.

Leia mais notícias em Economia

Mantega descartou ainda que uma eventual moratória argentina tenha impacto sobre as exportações brasileiras para o país vizinho. ;Aquilo que tinha de ajustar já ajustou. Estamos exportando menos;, disse. Segundo ele, iniciativas como o acordo automotivo, assinado com o governo argentino, no início de junho, melhoraram o fluxo de comércio. O ministro disse, no entanto, que as exportações para a Argentina não têm como crescer muito em 2014. ;Até deu uma melhorada, mas como eles não estão crescendo muito neste ano, estão comprando menos do Brasil;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação