Economia

EUA consideram 'insignificante' impacto de embargo alimentar da Rússia

Cohen declarou que, por questões de política, os Estados Unidos não visam alimentos, medicamentos ou equipamentos médicos quando aplicam sanções contra outro país

Agência France-Presse
postado em 07/08/2014 17:53
Washington - O embargo da Rússia às importações de alimentos da Europa e dos Estados Unidos imposto nesta quinta-feira (7/8) terá um impacto insignificante na economia americana, disse um alto funcionário do Tesouro.

[SAIBAMAIS]O embargo anunciado pelo primeiro-ministro Dimitry Medvedev foi estabelecido em retaliação às sanções dos Estados Unidos e da Europa contra a Rússia, por seu suposto papel na violência separatista no leste da Ucrânia.

"Os passos que a Rússia anunciou terão um impacto insignificante na economia americana, mas também são, em alguns aspectos, uma ironia cruel", disse David Cohen, subsecretário para terrorismo e inteligência financeira.

"O que os russos fizeram aqui é essencialmente impor sanções contra seu próprio povo. E eles impuseram o tipo de sanções -- limitando o acesso aos alimentos -- que os Estados Unidos e nossos aliados nunca fariam", afirmou Cohen em uma entrevista por telefone.



Cohen declarou que, por questões de política, os Estados Unidos não visam alimentos, medicamentos ou equipamentos médicos quando aplicam sanções contra outro país.

Medvedev disse que o embargo russo vai impedir as importações de carne, frutas, legumes e vegetais, e pescado da União Europeia, dos Estados Unidos, da Austrália, do Canadá e da Noruega, por um período de um ano. Apenas alimentos para bebês foram deixados de fora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação