Economia

Argentina terá nova audiência sexta nos EUA no caso contra fundos

Juiz decidiu a favor dos fundos especulativos para que cobrem 1,33 bilhão de dólares em títulos argentinos em moratória desde 2001

Agência France-Presse
postado em 07/08/2014 18:33
Nova York - O juiz federal americano Thomas Griesa convocou uma nova audiência para sexta-feira (7/8) no litígio entre a Argentina e os fundos especulativos com sentença favorável pela dívida que provocou uma moratória parcial do país, informou a secretaria da corte.

A audiência será às 15h00 do horário local (16h00 de Brasília) nos tribunais do sul de Mahanattan e foi convocada pouco depois de a Argentina ter acionado os Estados Unidos na Corte Internacional de Justiça em Haia, acusando o governo americano de permitir violações à sua soberania e às suas imunidades no caso.

"O tribunal fará uma audiência nesta sexta-feira, 8 de agosto, às 15h00 concernente às recentes declarações feitas pela República da Argentina", indica o documento assinado por Griesa.

O juiz decidiu a favor dos fundos especulativos para que cobrem 1,33 bilhão de dólares em títulos argentinos em moratória desde 2001, e exigiu que o pagamento fosse feito simultaneamente ao vencimento da dívida reestruturada por Buenos Aires em 2005 e 2010.

Em 30 de julho, a Argentina entrou em moratória parcial por não poder efetuar o pagamento dos juros dos títulos renegociados, já que Griesa mantém bloqueados 539 milhões de dólares enviados pelo governo argentino ao Bank of New York, que repassaria o dinheiro aos credores.



Em meio à disputa judicial cada vez mais complexa, o governo da presidente Cristina Kirchner acionou os EUA na Corte de Haia em razão das "decisões judiciais dos Estados Unidos relacionadas à reestruturação de sua dívida soberana".

A Argentina alertou que recorreria ao tribunal internacional como parte de sua estratégia depois que Griesa se negou a restabelecer a medida cautelar (stay) que a permitisse continuar pagando suas obrigações enquanto negociava o pagamento aos fundos especulativos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação