Economia

Produção e venda de motos diminuem no país no período de janeiro a julho

Dados foram divulgados nesta sexta-feira (8/8) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo)

postado em 08/08/2014 16:07
De janeiro a julho deste ano, a indústria nacional de motocicletas apresentou recuo de 5,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, com a produção de 905.117 unidades.

As vendas de motos no atacado, dos fabricantes para as concessionárias, também apresentaram queda (de 10%) no período, com 829.838 unidades comercializadas. No varejo, a queda ficou em 5%, com 838.630 unidades vendidas.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8/8) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

No mês de julho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas no varejo recuaram 9,8%, com 121.012 unidades, enquanto no atacado as vendas avançaram 6,7%, com 113.024 unidades. Já a produção em julho alcançou 135.504 motocicletas, número 18,2% superior ao do mesmo período do ano passado.



Segundo a Abraciclo, dois ;fatores atípicos na metade deste ano; geraram impactos na produção e venda de motocicletas: a realização da Copa do Mundo e a antecipação para junho das férias coletivas nas fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus, que habitualmente ocorria em julho.

;Já contávamos com uma retração da demanda no período do campeonato mundial, mas esperávamos a retomada do ritmo de vendas a partir da segunda quinzena de julho, o que não se concretizou. O baixo volume diário de vendas reflete a dificuldade na obtenção de crédito e, de certa forma, o comportamento cauteloso do consumidor diante do cenário macroeconômico;, disse o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação