Economia

Com ritmo fraco, setor agropecuário não segura queda do PIB no Brasil

O setor registrou uma alta de apenas 0,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro, segundo dados do IBGE

Rodolfo Costa
postado em 29/08/2014 13:38
No comparativo com o mesmo período de 2013, o setor ficou estagnado (0%)

As incertezas com o rumo da política econômica brasileira e a queda no preço dos commodities - produtos agrícolas exportados - tiveram grande influência para o fraco ritmo da agropecuária no país. Sem o mesmo fôlego de anos anteriores, o setor já perdeu força para segurar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que está em recessão técnica. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o setor registrou uma alta de apenas 0,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro. No comparativo com o mesmo período de 2013, o setor ficou estagnado (0%).



[SAIBAMAIS]Em alguns estados produtores de grãos, como a Bahia, a falta de chuvas teve impacto na safra de soja. Algumas empresas amargaram uma redução de 22% em relação a uma média de produtividade normal. ;Tivemos um déficit em janeiro e fevereiro. São meses que normalmente chove bem, mas que, neste ano, faltou chuva durante alguns dias. Além disso, na época da colheita, entre março e abril, a chuva se manteve e diminuiu nossas expectativas de obter melhores resultados;, afirmou o gerente de gerente de negócios da Aurora Seri;s, Evandro Philippsen.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação