Economia

FMI diz que epidemia do ebola prejudicará crescimento de países afetados

No plano econômico, o ebola pode reduzir em 3,5% o crescimento econômico de Serra Leoa e Libéria, que tinham um crescimento estimado de 11,3% e 5,9%, respectivamente

Agência France-Presse
postado em 11/09/2014 14:24
A epidemia de ebola pode reduzir em 3% o crescimento econômico de Sierra Leona e Libéria. Os países podem precisar de mais ajuda econômica, segundo afirmou nesta quinta-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI). "Além das perdas humanas (...), o ebola está causando grandes danos econômicos na Libéria, na Guiné e em Serra Leoa", os três focos da epidemia, resumiu durante uma coletiva de imprensa o porta-voz do FMI, Bill Murray.

[SAIBAMAIS]A epidemia, a mais grave desde que essa febre hemorrágica foi descoberta em 1976, matou 2.300 pessoas em um total de 4.293 casos detectados, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No plano econômico, o ebola pode reduzir em 3,5% o crescimento econômico de Serra Leoa e Libéria, que tinham um crescimento estimado de 11,3% e 5,9%, respectivamente. No caso da Guiné, o FMI acredita que o impacto da epidemia será de 1,5% em relação ao crescimento estimado de 3,5%.


Segundo Murray, a epidemia causará um prejuízo de 100 e 130 milhões de dólares nas finanças públicas desses três países, que já recebem assistência do FMI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação