Economia

Pressionado por Cristina Kirchner, presidente do BC argentino renuncia

Juan Carlos Fábrega é acusado de realizar "manobras", repassando informações privilegiadas a instituições financeiras do país em grave crise econômica

postado em 01/10/2014 17:59
O presidente do Banco Central argentino, Juan Carlos Fábrega, renunciou ao cargo na tarde desta quarta-feira (1/10). No lugar dele, assume o titular da Comissão Nacional de Valores, Alejandro Vanoli, segundo confirmou o governo argentino.

Esta semana, a presidente Cristina Kirchner criticou duramente Fábrega, inclusive em discurso oficial na Casa Rosada. O agora ex-presidente do BC argentino foi acusado por Kirchner de realizar "manobras" em bancos e em casas de câmbio.

A presidente informou que quando o Banco Central baixou de 30% para 20% os ativos em moeda estrangeira a que os bancos têm direito, alguns operaram antecipadamente. "Os bancos tiveram informação privilegiada", disparou a presidente.

Fábrega havia assumido o cargo no fim de novembro passado. Antes, fez carreira no Banco Nación, onde foi presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação